Seguidores

segunda-feira, 8 de junho de 2020

ACADEMICA GILDA MONTANS - CADEIRA Nº 48

GILDA MONTANS 
Nascida em 1938 no município de Altinópolis, interior do Estado de São Paulo, obteve formação básica como professora de música em 1958. No ano de 1960 tornou-se Virtuose em acordeon pelo Conservatório Brasileiro de Harmônica de São Paulo,  tendo como mestre Edy Meirelles.
Formação: Instrumentista, arranjadora, compositora e produtora,  graduada em Instrumentos, Educação Artística e Educação Musical, pela Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP.
Mestra em Pedagogia Musical, pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo com o trabalho científico “O ouvido como centro das interações perceptivas no processo artístico musical”.
Carreira profissional: Foi professora do Conservatório Musical de Ribeirão Preto,  Diretora do Centro de Comunicação e Artes da UNAERP, chefe do Departamento de Música e docente dos Cursos de Musicoterapia e  Licenciatura Plena em Música. Na década de 1960 fundou a escola de música Curso Alvorada de Harmônica.
Em  1986 criou o Duo de Acordeons Gilda Montans e Meire Genaro, sua ex- aluna. O conhecimento técnico e teórico apurado fez com que desenvolvessem uma forma peculiar de linguagem musical, explorando a versatilidade tímbrica do instrumento, através de arranjos e transcrições especialmente elaborados para o Duo, por Gilda Montans. O resultado sonoro dessa celebração revela os mais variados e ricos efeitos de dinâmica, ritmo e harmonia: o erudito para recriar o popular, falar de brasilidade e expressar as vozes do pluralismo cultural.  A partir de então,  o Duo participou e realizou recitais, concertos, shows em vários locais do Brasil e no exterior, com destaque para as três turnês pela Itália, nos anos de 1996, 1999 e 2000. Em 1992 Gilda também fez como solista apresentação com a Orquestra Sinfônica de Ribeirão. Desenvolveu projetos significativos como: A vivência sonora, Experiência Integrada: homem, Natureza e música”. Promoveu vários Encontros de Acordeonistas na sua propriedade Fazenda Santa Estela, Distrito de Jurucê, Município de Jardinópolis, com a participação de grandes nomes do acordeon nacionais e internacionais, tais como: Dominguinhos, Osvaldinho do Acordeon, Mario Zan, Toninho Ferraguti, Bebê Kramer, Waldonys, Luciano Maia, Nonato Lima, Paolo Gandolphi (Itália) entre outros. 
Obras e gravações: O Duo de Acordeons Gilda Montans e Meire Genaro gravou dois CDs próprios, Rosa, em 1996 e Sanfonias, em 2001, bem como participou teve participação em outros tantos discos como Encontro Internacional de Acordeonistas (1997), O Brasil da Sanfona  CD e DVD (2002) , CD Rádio USP Ribeirão (2008)  e CD Grandes Acordeonistas do Brasil ( 2009).  Em 2014 foi lançado o terceiro CD, As Meninas, e gravado ao vivo o primeiro DVD no show de lançamento no Theatro Pedro II.
Títulos e composições: Gilda Montans  possui título de cidadã ribeirão-pretana,  ocupa a cadeira n.º 48 da Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto (ALARP), cuja imortal patrona é a musicista ribeirãopretana Diva Tarlá de Carvalho.  Foi Presidente da Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto (ALARP) no período de  2011-2012. É autora de diversas composições musicais, destacando-se dentre elas, a música do hino de sua cidade natal, Altinópolis-SP, bem como a   música  “Misteri de la Foresta”  para Acordeon e Piano, editada na Itália pela Berben Editora (Ancona).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA SEU COMENTARIO AQUI: