Seguidores

domingo, 15 de novembro de 2020

Patrono Romildo Cantarelli - cadeira 51 - Carlos Roberto Ferriani

 Romildo Cantarelli, nasceu em Pádua, Itália, no dia 10 de janeiro de 1882, filho de João Cantarelli. Em fevereiro de 1889 chegou ao Brasil, acompanhado de seus pais e quatro irmãos. O desembarque da família foi no porto de Santos. Inicialmente, fixaram residência numa fazenda localizada no município de Pedreira - SP, onde seu pai assumiu o posto de administrador. Posteriormente, a família mudou-se para a cidade de Jaú - SP, onde Romildo Cantarelli começou a dedicar-se à aprendizagem da arte fotográfica. A fim de aprimorar seus conhecimentos, transferiu-se para a cidade de São Paulo e, em 1899 retornou a Jaú, onde instalou o seu primeiro estúdio, denominado Photographia Cantarelli (NÉVIO CANTARELLI, 1999).

 No ano de 1899, casou-se com a italiana Zorilla Gavazzoni, desta união nasceram os filhos: João, Adélia, Oswaldo e Névio. Sua filha Adélia faleceu ainda criança, e o seu filho João morreu em 1918, com 17 anos de idade, vítima da gripe espanhola (NÉVIO CANTARELLI, 1999).

Em janeiro de 1927, depois de vender a Photographia Cantarelli em Jaú para seu irmão Eugênio, Romildo Cantarelli transferiu-se com a família para Ribeirão Preto, onde adquiriu a Photographia Lami (NÉVIO CANTARELLI, 1999).

Em Ribeirão Preto, Romildo Cantarelli atuou, principalmente, como fotógrafo de estúdio, retratando noivas, personalidades, etc. A partir de 1934, os filhos Oswaldo e Névio auxiliavam o pai nos trabalhos de retoque e ampliação. Na rua Duque de Caxias, ao lado do antigo prédio da Instituição Educacional Moura Lacerda, Romildo Cantarelli esteve à frente do Foto Cantarelli até 1954, quando adoeceu (NÉVIO CANTARELLI, 1999).

 Seus filhos Oswaldo (casado com Abgail de Oliveira, filhos: Oswaldo Junior, Ricardo e Marco Aurélio) e Névio (casado com Altiva Guedes, filhas: Marlene e Maria Cecília) assumiram o Foto Cantarelli até o ano de 1964, quando encerraram as atividades (NÉVIO CANTARELLI, 1999).

Em Ribeirão Preto, segundo os registros de impostos, Romildo Cantarelli ocupou os seguintes endereços:

• Nos anos de 1927 e 1928, consta que o fotógrafo estava estabelecido na rua Duque de Caxias n. 27;

• Entre os anos 1929 e 1933 o estúdio do fotógrafo se localizava na rua Álvares Cabral n. 27;

• No período entre os anos de 1934 e 1946, Romildo Cantarelli estava estabelecido na rua Duque de Caxias n. 96;

• A partir de 1950 consta o nome Romildo Cantarelli&Filhos.

Borges (1986) cita um anúncio publicado por Romildo Cantarelli, em 1929, no qual o fotógrafo chama a atenção para os serviços de feitura de retratos “em tamanho natural”.

Os serviços enfatizados neste anúncio, de fato, corroboram a fama do fotógrafo como grande “retratista”, especialidade fotográfica pela qual Romildo Cantarelli é lembrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA SEU COMENTARIO AQUI: