Romildo Cantarelli, nasceu em Pádua, Itália, no dia 10 de janeiro de 1882, filho de João Cantarelli. Em fevereiro de 1889 chegou ao Brasil, acompanhado de seus pais e quatro irmãos. O desembarque da família foi no porto de Santos. Inicialmente, fixaram residência numa fazenda localizada no município de Pedreira - SP, onde seu pai assumiu o posto de administrador. Posteriormente, a família mudou-se para a cidade de Jaú - SP, onde Romildo Cantarelli começou a dedicar-se à aprendizagem da arte fotográfica. A fim de aprimorar seus conhecimentos, transferiu-se para a cidade de São Paulo e, em 1899 retornou a Jaú, onde instalou o seu primeiro estúdio, denominado Photographia Cantarelli (NÉVIO CANTARELLI, 1999).
No ano de 1899, casou-se com a italiana Zorilla Gavazzoni, desta união nasceram os filhos: João, Adélia, Oswaldo e Névio. Sua filha Adélia faleceu ainda criança, e o seu filho João morreu em 1918, com 17 anos de idade, vítima da gripe espanhola (NÉVIO CANTARELLI, 1999).
Em janeiro de 1927, depois de vender a Photographia Cantarelli em Jaú para seu irmão Eugênio, Romildo Cantarelli transferiu-se com a família para Ribeirão Preto, onde adquiriu a Photographia Lami (NÉVIO CANTARELLI, 1999).
Em Ribeirão Preto, Romildo Cantarelli atuou, principalmente, como fotógrafo de estúdio, retratando noivas, personalidades, etc. A partir de 1934, os filhos Oswaldo e Névio auxiliavam o pai nos trabalhos de retoque e ampliação. Na rua Duque de Caxias, ao lado do antigo prédio da Instituição Educacional Moura Lacerda, Romildo Cantarelli esteve à frente do Foto Cantarelli até 1954, quando adoeceu (NÉVIO CANTARELLI, 1999).
Seus filhos Oswaldo (casado com Abgail de Oliveira, filhos: Oswaldo Junior, Ricardo e Marco Aurélio) e Névio (casado com Altiva Guedes, filhas: Marlene e Maria Cecília) assumiram o Foto Cantarelli até o ano de 1964, quando encerraram as atividades (NÉVIO CANTARELLI, 1999).
Em Ribeirão Preto, segundo os registros de impostos, Romildo Cantarelli ocupou os seguintes endereços:
• Nos anos de 1927 e 1928, consta que o fotógrafo estava estabelecido na rua Duque de Caxias n. 27;
• Entre os anos 1929 e 1933 o estúdio do fotógrafo se localizava na rua Álvares Cabral n. 27;
• No período entre os anos de 1934 e 1946, Romildo Cantarelli estava estabelecido na rua Duque de Caxias n. 96;
• A partir de 1950 consta o nome Romildo Cantarelli&Filhos.
Borges (1986) cita um anúncio publicado por Romildo Cantarelli, em 1929, no qual o fotógrafo chama a atenção para os serviços de feitura de retratos “em tamanho natural”.
Os serviços enfatizados neste anúncio, de fato, corroboram a fama do fotógrafo como grande “retratista”, especialidade fotográfica pela qual Romildo Cantarelli é lembrado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
FAÇA SEU COMENTARIO AQUI: